Páginas

domingo, 12 de outubro de 2014

"Modinha"... Algo que pode ser considerado bom ou ruim?



Afinal de contas, o que é modinha?


Recentemente me deparei com uma postagem em um grupo no Facebook, onde um rapaz abordava o tema "modinha", relacionando algumas sagas como: Harry Potter, Percy Jackson e Jogos Vorazes, e de repente surgiram trocentas pessoas comentando e gerando discussões, o julgando por pensar de tal maneira.

Então, eu parei e pensei, "o que é modinha?", "o porque certos livros são denominados modinha?", e resolvi criar um post relacionado a isso, não sei se minha opinião será condizente a da maioria, mas vou arriscar a discordar de alguns.


Um livro é denominado modinha pelo devido fato de ser lido e bem falado por muitos, por ser desejado por muitos, e eu devo dizer que a divulgação influencia e muito nisso.

Vou usar um livro que foi denominado modinha, que eu li, como exemplo para expressar minha opinião. O livro "A culpa é das estrelas" do John Green, a grande maioria leu, falou super bem, choraram litros durante a leitura, ficaram ansiosos com a estreia do filme, alguns disseram até que danificaram o livro de tanto chorar sobre ele \o/. Vendo todo esse alvoroço tive a curiosidade de ler e ver se era realmente aquilo tudo. Até aí ok.

Após minha leitura, cheguei a uma conclusão, as pessoas são diferentes e tem opiniões diferentes, eu não li todos do John, apenas ACEDE, e não vou dizer que não gostei, a história é interessante, o autor soube passar perfeitamente cada emoção sentida pelos personagens, mas não arrisquei ler outro dele. Acontece que o livro é legal, mas nem de longe tão bom quanto foi apontado, as pessoas elevam o livro a um grau exageradamente bom. Isso é o que acontece com os livros "modinhas" hoje em dia, as pessoas o elevam ao extraordinário e acaba despertando a curiosidade de outros.


Uma coisa que me irrita também, é o termo "ler virou modinha". Cara, se ler virou modinha, que modinha boa essa heim. Não importa se a pessoa lê apenas os livros que estão sendo bem falados no momento e não lê clássicos, o importante é a leitura, esse foi apenas o ponto de partida, isso não quer dizer que ela sempre lerá somente o que está na "moda", ela começou com aquilo, mas pode evoluir, o ser humano não fica parado somente em uma coisa, ele experimenta outras. 

Se a pessoa começou a ler porque virou "moda", ela tem duas saídas, ela pode passar a gostar de ler e levar essa hábito para o resto de sua vida, ou quando acabar a "moda" ela para de ler também, e se isso acontecer, o que mudará para você? Nada, não é mesmo? Quem perderá é ela, perderá um mundo de aventura, emoções e etc, que a leitura é capaz de nos proporcionar. Portanto, pare de implicar com o seu colega, ou com um carinha lá do Facebook que começou a ler agora, seja maduro.

E você? Qual sua opinião em relação a isso?
Beijos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário